FIM
Casa dos Resumos

FIM


Acabando a saga de 3 semestres de resumos, aí vai o tão pedido de artes...

Visuais - últimas Vanguardas (pós-guerra) e Realismo

  1. OBRA: Pintura em losango em vermelho, amarelo e azul.
  2. ARTISTA: Piet Mondrian
  3. O artista passa pelas fases naturalista, fauvista e cubista, até atingir a abstração (geométrica). Ele alcança o abstracionismo através de uma série de pinturas com tema ?árvore?. Elimina do tema árvore as particularidades, atingindo a sua essência abstrata - foi influenciado pela teosofia.
  4. Para o artista a vida é pura atividade interior, e sem o desejo do objeto o indivíduo se aproxima da verdade.
  5. A harmonia e o rigor organizam o mundo de forma objetiva.
  6. Valoriza a linha reta e elimina as linhas curvas que provocam confusão no espírito humano.
  7. O artista deve minimizar qualquer expressão da individualidade na obra.
  8. Equilíbrio na simetria (razão áurea).
  9. Tintura linear, chapada.
  10. Sua medida estética é o cruzamento de uma linha horizontal com uma vertical.
  11. Utiliza cores primárias e chapadas.
  12. Lema: o fim (objetivo máximo) da natureza é o homemConstrutivismo, neoplasticismo e supremacismo = Abstração geométrica, sendo que o construtivismo e o suprematismo foram usados como forma de propaganda política e ideológica para os socialistas da URSS.
**Revista De Stijl (criou junto com amigos arquitetos - REVISTA ?O ESTILO? = continha teoria e produtos de desenho industrial)


  1. Período da guerra
  2. Surge na Suíça (país neutro), num lugar multicultural -> ?Cabaret Voltaire?
  3. Dzara, principal pintor dadaísta, estudou filosofia e era muito ligado à idéia Niilista (negação de tudo), criando o conceito da anti-arte.
  4. Enquanto o expressionismo tenta mudar o mundo com a revolta, o dadaísmo não tem objetivo; é mais irônico, debochado.
  5. Qualifica todas coisas já prontas (?ready made? objects?) como obras de arte, não pensavam em esculpir. Eles montava, acumulavam coisas de maneira improvisada e sem organização (assemblagem ? do inglês assembling= montagem). Similar à colagem cubista.
  6. Gostam de letras, tipografia, agressividade. Queriam causar escândalo, chamar atenção, provocavam a polícia nazista (ex: exposição no banheiro do Cabaret).
  7. Crítica na ironia, humor negro
  8. Marcel Duchamp: diz que a pintura é uma arte já ultrapassada. Por exemplo: a Monalisa, tão cultuada pelos artistas, pode ser impressa em folhetos e transformada em objeto banal (daí ele faz uma banalização da monalisa, pondo-lhe um bigode ? considerado de início um vândalo). Outra de suas ?obras? é o mictório, considerado por ele uma obra de arte (exposta em museu). Atraiu muitos advogados jovens, interessados em investir em uma nova arte.

  1. Alguns dadaístas viraram surrealistas. Na pintura, na escultura, na arquitetura... o surrealismo era a arte do abstrato misturada à falta de sentido do dadaísmo em meio a uma situação de tensão na Europa (guerras, crises).
  2. Tridimensional (luz e sombra); influência de Freud (sonhos, do comunismo; real + algo sem lógica; psicopatológica - Salvador Dali (sexualidade e obsessões)
  3. Ideologia (Dalí e Miró, baseados em Freud): capitalismo só funciona porque reprime as pessoas sexualmente - se tiver liberdade não haverá produção -> surrealistas buscam o desregramento, o choque do público. (Miró - misticismo)
  4. Os artistas fazem greves de fome para, como os santos, ter visões e alucinações (estados de êxtase) para poder, depois dos delírios, poder reproduzir tais ?visões?.
  5. Obra surrealista: + dinâmica e rápida
  6. Automatismo: reproduziam/criavam as obras sempre que lhes ?baixava? o espírito (tipo os resumos).
  7. A Metafísica influencia o surrealismo
  8. É a escola que menos destrói a forma, só criando outra realidade de delírio, sonho e fantasia. Usa pontos de fuga (renascimento) para isso.

?Nunca é a moda, mas nunca sai da moda?
  1. Exige vínculo com o estado (no caso da Guerra Fria, servia de propaganda política do socialismo e do capitalismo)
  2. Comunicação direta com o público, não destruindo as formas (formas realistas).
  3. Abandona o abstracionismo e adota o figurativismo
  4. Temas: exaltavam a capacidade de trabalho do povo soviético; a idéia principal seria motivar a superação das dificuldades do trabalho coletivo, realidade construída em torno do trabalhador idealizado (heroísmo exagerado): empenho, determinação e trabalho do povo soviético em detrimento do americano e vice-versa.
  5. Meios: pinturas, esculturas, cartazes, e objetos de uso cotidiano
  6. Eliminam imagens de velhos e crianças -> são inativos e não demonstram o trabalho e a austeridade do povo.

Cênicas ? caderno:

Teatro Brasileiro à partir da década de 40


  1. Objetivo: fazer um teatro de qualidade e puramente comercial
  2. fundado por Franco Zampari, vindo da Itália, em 1948
  3. Primeiro grupo a fazer pesquisas na área de consumo (para saber o que o povo queria ver nos teatros)
  4. Inovou na:
- Estética (diretores e bastidores com formação teatral
- Interpretação (profissional, com atores treinados)
- Qualidade dramatúrgica (textos trabalhados e seletos)
- Preferência por textos estrangeiros (maior qualidade)
  1. Contribuições do TBC:
- Teatro de equipe (todos profissionais, sem ?panelinha?)
- Professionalização do fazer teatral
  1. O grupo encerra as atividades em 1964


  1. Criado em 1953 por José Renato (brasileiro que estudou no exterior)
  2. Teatro político e social (crítica/denúncia)
  3. Proposta de teatro:
  4. Oposicionista » sistema captalista
  5. Nacionalista
  6. Popular
  7. Principais pensadores do grupo:
- Augusto Boal
- Guarnieri
  1. Nacionalização de Clássicos » adaptação para a realidade nacional
  2. Musicais (sistema curinga = 1 personagem conversava com o público, explicando as cenas, assim como o coro grego):
- Arena conta Tiradentes
- Arena conta Zumbi

  1. Censura militar:
- Teatro jornal (forma de encenação para burlar a censura, mostrando a realidade entre os fatos da imprensa censurada)
- Dramaturgia Simultânea (público da idéia, e o ator improvisa)

  1. O grupo encerra as atividades em 1971


  1. Surge no exílio de Boal
  2. Teatro político e social, criado pela platéia (?oprimidos?)
  3. Tem por objetivo oferecer ao povo os meios de producão teatral
  4. Principais vertentes:
- Teatro Imagem (o grupo monta uma cena estática, que o público pode alterar para mudar a realidade da cena de opressão que está sendo mostrada ? o uso da linguagem corporal é o mais importante nessa vertente);
- Teatro Invisível (os atores fazem uma cena em público, sem mostrar á platéia que aquilo é teatro ? geralmente as cenas representam situações de opressão do cotidiano, causando na platéia uma reflexão sobre os problemas pelos quais ela passa no dia-a-dia de oprimido);
- Teatro Fórum (teatro de debate: a cena de opressão é refeita de acordo com as sugestões da platéia, que tenta inverter a situação de opressão gerada pelos atores).
  1. Centro do teatro do oprimido (CTO): centro criado por Boal para capacitar pessoas para trabalharem com o Teatro do Oprimido pelo Brasil afora.


Música: caderno...

Ionisation

  1. Composta entre 1929 e 1931 (Paris), por Edgar Varèse;
  2. É uma das primeiras obras ocidentais escrita exclusivamente para instrumentos de percussão (caixas, blocos, reco-reco, guizos, clavas, pratos, bumbos, barras de metal/bigornas, queixadas, carrilhões, piano, sirenes...)
  3. Escrita originalmente para 13 músicas (separadas)
  4. Apresenta as sonoridades urbanas num contexto musical organizado
  5. Campos dinâmicos constantes, grande diferenciação tímbrica, ritmos complexos e independentes.
  6. Obra completamente atonal, nem sequer apresenta características/trechos melódicos.
  7. Varèse tenta mostra o processo bagunçado e confuso da ionização de moléculas num discurso musical também bagunçado mas que pudesse ser escrito e tocado diversas vezes.
-Para baixar e ouvir a música, só clicar aqui.


Futurismo

O Futurismo surgiu inicialmente nas artes plásticas e passou para a música no contexto de colocar musicalmente toda a euforia das máquinas que surgiam. Nesse contexto de máquinas, surgiram novos instrumentos (inclusive eletrônicos) que foram sendo usados de diferentes maneiras. Uma das teorias musicais dessa época é de um italiano (cujo nome não me lembro), que fala sobre uma nova forma de se fazer música que é o ?Intuonarumori? que é, nada mais nada menos, que a criação de novos instrumentos de percussão/ melódicos dissoantes ou a utilização dissoante dos instrumentos existentes, que não seguissem as formas tonais dos instrumentos em voga. Um dos maiores exemplos práticos do intuonarumori é o ?piano preparado?. Tal técnica uma invensão de John Cage (um dos maiores nomes da música do século XX), que consiste em preparar as cordas do piano com objetos de madeira/metal que alteram o som da nota tocada. Os arranjos podem ser indicados na própria partitura da música para pianos preparados.

Além dessas técnicas, surgiram novas maneiras de se fazer música. Entre elas o serialismo (organizações aleatórias de séries de notas ? comparável ao sistema tonal de escalas musicais), o dodecafonismo (fazer músicas utilizando-se de todas as 12 notas da escala cromática, alterando as sequências e só repetindo as notas depois que todas as 12 da série tivessem sido tocadas. Surge também a música eletrônica (sintetizadores, por exemplo, que são instrumentos que precisam de meios eletrônicos para produzir sons ? além dele, existem os sons computadorizados, pedaleiras, etc, que imitam outros instrumentos/timbres) e a música eletroacústica (que necessita de meios eletrônicos para sua reprodução ? ou seja, só pode ser reproduzida com meios eletrônicos). Ok, parecem iguais, mas tem sutis diferenças (na primeira, o instrumento é eletrônico, na outra, o meio de reprodução do som ? caixas, computadores, são eletrônicos).

Então, é isso povo.

ÚLTIMO resumo do semestre, ÚLTIMAS provas. (aqueles que ficarem em recuperação e precisarem de qualquer ajuda, favor me procurar).

Abração, desculpem o stress, os erros, os atrasos, as piadinhas... tudo que possa ter sido ofensivo ou tenha criado algum transtorno para vocês.
Espero no semestre que vem poder ajudá-los (e me ajudar) novamente!

Boas provas e ótimas férias!



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