Sócrates, Platão e Aristóteles
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Sócrates, Platão e Aristóteles


Sócrates

? Divisor de águas na Filosofia -> abandonou a preocupação dos pré-socráticos em explicar a natureza e se concentrou na problemática do homem.
? Sócrates x Sofistas -> Os sofistas, ?mercenários do saber?, defendiam a relativização da moralidade e o uso da retórica para atingir interesses particulares. Para os sofistas, diferente do que acreditava Sócrates, não há uma verdade absoluta, apenas uma verdade conveniente, centrada nos resultados que promove.
? Sócrates desenvolvia o saber filosófico em praças públicas, conversando com as pessoas, sempre dando demonstrações de que era preciso unir a vida concreta ao pensamento => diálogo crítico.
? Sua pergunta fundamental era ?qual é a essência do homem??. Ele dizia que o homem é a sua alma, entendendo-se ?alma? como a sede da razão, o nosso eu consciente. Por isso, o autoconhecimento era um dos pontos básicos de sua filosofia. ?Conhece-te a ti mesmo? (leva ao reconhecimento de que somos seres limitados -> humildade).
? Métodos socráticos = ironia (interrogação) e maiêutica.
? Ironia -> Sócrates, por meio de diversas indagações, atacava de modo implacável as respostas de seus interlocutores, procurando evidenciar suas contradições e desconstruir suas falsas verdades. Levava os discípulos a confessar suas próprias ignorâncias, sendo esta a primeira virtude do sábio. ?Só sei que nada sei?.
? Maiêutica -> libertos do orgulho e da pretensão de que tudo sabiam, os discípulos podiam, então, iniciar o caminho da reconstrução das próprias ideias, na fase que significa ?arte de trazer à luz?.
? Condenação de Sócrates -> corruptor da juventude e ironia aos deuses gregos.
? Para a democracia ateniense, Sócrates representava uma ameaça social, pois desrespeitava a ordem vigente e dirigia suas atenções para as pessoas sem distingui-las quanto à categorial social a que pertenciam.
? Viver virtuosamente é não barganhar, não renunciar suas convicções.

Platão

? Mito da caverna.
? O processo de conhecimento se desenvolve por meio da passagem progressiva do mundo das sombras e aparências para o mundo das ideias e essências.
? O conhecimento, para ser autêntica, deve ultrapassar a esfera das impressões sensoriais, o plano da opinião, e penetrar na esfera racional da sabedoria.

Aristóteles

? Aristóteles, ao abordar a realidade, reconhecia a multiplicidade dos seres percebidos pelos sentidos -> realidade sensorial-empírica.
? Nesse sentido, rejeitava as ideias de Platão, segundo a qual os sentidos transmitem dados distorcidos, ilusões da verdadeira realidade.
? O ser individual, concreto, único não pode ser objeto da ciência. O objeto próprio das ciências é a compreensão do universal, procurando estabelecer definições gerais. Método indutivo.
? Caráter estático e permanente x movimento e transitoriedade as coisas. (Ato ? manifestação pontual do ser x potência ? possibilidades do ser).
? Acidente ? aquilo que ocorre por uma casualidade qualquer e impede a transformação da potência ao ato.
? Substância ? estrutural e essencial ao ser (define sua natureza) x acidente ? atributo circunstancial e não essencial.
? Teoria da causalidade:
? Causa material -> refere-se à matéria de que é feito algo. Ex: mármore de uma estátua.
? Causa formal -> refere-se à forma, à configuração de algo. Ex: uma estatua em forma de homem.
? Causa eficiente -> refere-se ao agente que produziu. Ex: escultor.
? Causa final -> refere-se ao objetivo, à intenção e finalidade de algo ter sido feito. Ex: exaltar a figura do soldado ateniense.
? Para que se dê a passagem da potência para o ato, é necessária a intervenção de um agente transformador (causa eficiente), guiado por uma finalidade (causa final).
? Felicidade humana -> para ser feliz, o homem deve viver de acordo com a sua essência, isto é, de acordo com a sua razão e consciência reflexiva. Orientando seus atos para uma conduta ética, será conduzido à prática da virtude, que é a justa medida de equilíbrio entre o excesso e a falta de um atributo.



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