-
MUSICA MEDIEVAL
A Herança Grega
? A mitologia grega atribuía à música origem divina e designava como seus inventores e primeiros interpretes deuses e semi-deuses como anfião Apólo e Orfeu .
?
? Neste mundo obscuro e pré-histórico a música tinha poderes mágicos: As pessoas pensavam que a música era capaz de cura doenças, purificar o corpo e o espirito e operar milagres e o reino da natureza.
?
? Também no Antigo Testamento se atribuíam a música poderes idênticos ao da música medieval: Basta lembrar do episódio em que Davi cura a loucura de Saul tocando a harpa ou o soar das trombetas na queda do muro de Jerico.
?
? A palavra música tinha para os gregos um sentido maior para o que lhe damos hoje. Era a forma adjetivada de musa - Na mitologia clássica qualquer das noves deusas irmãs que presidiam a determinadas artes.
?
? Nos ensinamentos de pitagoras e seus seguidores a música e a aritmética não eram disciplinas separadas
?
? Os números eram considerados a chave de todo o universo espiritual e físico; assim, o sistema de sons e ritmos musicais exemplificavam a harmonia do cosmos e correspondia essa harmonia.
Doutrina de Ethos
? Expressa a ordenação, diferenciação e o equilíbrio dos componentes ritmicos melódicos e poéticos
? A sincronicidade de todos esses elementos constituia um falar determinante na influencia da música sobre o caracter humano
? Essa conexão revela porque a música era considerado como um atributo fundamental no sistema e educacional
? De acordo com a DOUTRINA ETHOS a música tem o poder de agir e modificar categoricamente os estados de espirito nos indivíduos. Pode induzir à ação, fortalecer, ou de modo contrario enfraquecer o equilíbrio mental ou ainda gerar um estado de inconsciência onde a força de vontade fica totalmente ausente nos indivíduos
? A DOUTRINA DE ETHOS, das qualidades e efeitos morais da musica integrava-se na concepção ptagórica da musica como microcosmos, um sistema de tons e ritmos regidos pelas mesma leis matemáticas que operam n conjuntos da criação visível e invisível, ou seja, as leis que comandam o tempo e os números são as mesma aqui na terra como no universo
? A música seria a representação dessa lei-fazendo parte do microcosmos e a verdadeira musica tocada no universo era ?invisível?, ou melhor, ?inaudível?
? Se a crença nessa concepção era grande, entendem o tamanho da influencia da música, onde o objetivo dos crentes era de se alinha ao equilíbrio da música do cosmo
?
?
?
Período Classico
? Simples
? Clara
? Breve
? Rápida
W. A Mozart
- Considerado um gênio
- Aos três anos já tocava cravo
- Aos quatro, tocava violino e cravo, de forma tão fluente quanto uma criança com o triplo da sua idade e tempo de estudo
- Aos cinco já compunha minuetos e peças curtas
- Aos doze era um compositor de altíssima qualidade
- Obras:
*Operas,
*Peças locais
*Lied?s
*Noturnos
*Cãnones
*Missas
*Cantatas e Oratórios
*Litanias e Vesperas
*Pequenas obras liturgicas
*Sinfonias
*Concertos
*Danças, Ballets, peças teatrais
*Peças para Piano e Cravo
*Divertimentos e variações
*Sonatas e quartetos - Requiem
MÚSICA DO SÉCULO XX
- Constitui uma série de tentativos e experiências que levaram a uma serie de novas e fascinantes tendências e técnicas a criação de novos sons
- Foi um dos períodos mais empolgantes
- Descritos por vários críticos por musica ?anti-romântica?
- Dentre as tendências, técnicas e estilos encontram-se
* Impressionismo
* Expressionismo
* Serialismo
* Música Electrônica
* Influencia do Jazz
* Neoclassicismo
* Música Aleatória
* Atonalismo
CARACTERÍSTICAS DA MÚSICA DO SÉCULO XX
* Melodias
- Grandes difereças de alturas fazendo o uso frequente de intervalos cromaticos e dissonantes
- Frases curtas e fragmentadas
* Harmonias
- Apresentam dissonâncias radicais
- Podem aparecer CLUSTERS
* Ritmos
- Vigorosos e dinâmico com amplo emprego de sincopas
- Métricas inusitadas, com compassos de cinco e sete
- Mudança de métrica de um compasso para o outro
- Ostinato
* Timbre
- Inclusão de sons estranhos, intrigantes e exóticos
- Fortes contrastes
- Expansão e uso da seção da percussão
- Sons desconhecido tirados de instrumentos conhecidos
- Metais usados com surdinas e corda produzindo novos efeitos
- Sons inteiramente novos, proveniente de aparelhagem eletrônica e fitas magnéticas.