Vanguarda, Expressionismo e Vestido de Noiva
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Vanguarda, Expressionismo e Vestido de Noiva


Resumindo a matéria de Cênicas...
No século XX, surgiram na Europa vários movimentos de contestação ao sistema e às técnicas artísticas vigentes chamados de movimentos de vanguarda. O termo vanguarda vem do francês "avant guarde", que é um termo militar (guarda da frente) que se refere à parte da frente do exército, que antecede o restante das tropas. Eram então movimentos que se propunham a estar à frente de seu tempo. Entre as vanguardas está o Expressionismo.

  • Expressionismo
Movimento alemão de vanguarda, começou no teatro por volta de 1909. Mostra o lado trágico, tenso e exagerado dos sentimentos humanos de forma grotesca (filmes de terror fizeram fama nessa época), sob influência dos pensamentos de Nietzche, Schopenhauer e Marx (política esquerdista/socialista). Como características, podemos citar:
  1. Quebra da linearidade do texto - voz em off, flashbacks, coro (explica o texto dentro do espetáculo - metalinguagem teatral).
  2. Interpretação exagerada - parece amadora, mas é propositalmente grotesca; muita maquiagem e expressões faciais intensas.
  3. Música de fundo exagerada, intensa, sombria.
  4. Iluminação para criar contraste claro-escuro.
  5. Cenário composto de partes como que improvisadas para dar impressão de amadorismo, exagero.
  • Nelson Rodrigues
Desde pequeno, o doido e depravado Nelson Rodrigues escrevia peças de cunho expressionista e crítico. Seu trabalho como roteirista de teatro começou com a peça "A mulher sem pecado", que foi um fiasco. Depois apresentou a peça "Toda nudez será castigada", criticando a hipocrisia humana, com personagens tidos como "sujos" pela sociedade (lésbica, marido que bate na mulher). Foi bem aceita pelo público, mas sua principal obra (que até virou filme) é a "Vestido de Noiva" (clique aqui para ver uma análise completa da obra).

  • Vestido de Noiva
A montagem original foi feita pelo diretor e encenador europeu Ziembinski, que revolucionou o teatro com sua atuação de encenador (ele direcionava a atuação dos atores para criar o espetáculo). Ele retirou o foco do ator e passou para o diretor (antes iam para o teatro ver a atuação de certo ator importante e depois passaram a ir pela interpretação do diretor-encenador). Agora os tópicos do caderno (com observações):

  • Personagens principais:
- Alaíde (a principal, que se muda para a casa aonde ocorreu o assassinato de Madame Clessi; fura o olho da irmã Lúcia; é atropelada e, na cama de hospital, tem flashbacks e alucinações com Madame Clessi - ela leu o diário ao encontrá-lo na casa).
- Lúcia (a irmã cega - olhos furados)
- Pedro (ex-namorado de Lúcia, trái com Alaíde e se casa com ela)
- Madame Clessi (cafetina da alta sociedade, se impõe perante a hipocrisia da sociedade)
  • Vestido de noiva é um marco no moderno teatro brasileiro devido a:
- Tema abordado (crítica à prostituição, ao casamento, à suposta fidelidade conjugal, à hipocrisia da sociedade)
- Ao cenário (os 3 campos de atuação são separados em 3 patamares - memória, realidade e alucinação)
- Trazer a importância para figura do diretor (Ziembinski - diretor e encenador)
  • Cenas importantes
  1. Fã numero 1 - Alaíde mostra sua admiração por Madame Clessi e como essa enfrenta os tabus da sociedade.
  2. Cortesã
  3. Clessi enfrenta a sociedade - mostra a hipocrisia da sociedade frente à prostituição e a personalidade forte e convicta de M.Clessi.
  4. Briga das irmãs - quando Lúcia briga com Alaíde por esta ter roubado seu namorado Pedro; é quando Alaíde joga a cupa na sociedade (determinismo): "Fiz o que muitas fazem'.
  5. Lúcia sozinha - mostra a importância que a sociedade dá às aparências, por temer que Lúcia possa fazer um vexame se for ao casamento de Alaíde e Pedro.
  6. Hipocrisia da sociedade
  7. Memórias que não aconteceram - mostra o campo da alucinação e os desejos de Alaíde de ser como Madame Clessi.
  • Frases Importantes
  1. Grossa ou fina tanto faz - comentário sobre o casamento: independente da aliança, o casamento é a mesma farsa (crítica social).
  2. Quero ser como você, usar espartilho - ideal de beleza de Alaíde, mesmo que para a sociedade seja algo condenável.
  3. Sou louca? Que bom - critica o conceito de loucura numa sociedade hipócrita.
  4. Fiz o que muitas fazem - Alaíde joga a culpa do que fez na sociedade (determinismo).
  5. E quem é que tem pudor quando ama - visão do amor como sendo puramente carnal.
  6. Somos três cínicos, eu, você e ele - mostra para Lúcia que por mais que todos se façam de inocentes, todos tem culpa pelos desenlaces amorosos da história.
Cênicas é isso. Se tiver algum erro, especialmente em Vestido de Noiva (ainda tenho que ler), só comentar.

Abraços!

Artes visuais sai depois do (meu) jantar.

ok, correçõezinhas pós-resumo: 1- A Lúcia não é cega, foi só meu trocadilho infeliz por terem furado o olho dela. 2- Não faz tanta diferença, mas quem disse a frase "Somos três cínicos, eu, você e ele" é Lúcia e não Alaíde. 3- Se é algo condenável para a sociedade, Madame Clessi usa e ela quer usar, é porque, de certa forma, ela aprecia a "audácia" de madame Clessi ao ir contra a sociedade. 4 - Eu troquei a cena "Hipocrisia da sociedade" pela "Lúcia sozinha no quarto". Pequena adição: No Brasil, o teatro moderno foi iniciado numa época em que o Teatro de Revista e a Comédia de Costumes eram os gêneros preferidos, por falarem do cotidiano (crítica rasa e irônica). Getúlio Vargas apoiava o teatro, mesmo que este lhe mostrasse de maneira caricaturada.



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