Casa dos Resumos
Vanguardas Européias - CADERNO
Este é o caderno do Cláudio, de acordo com o que ele falou das obras e respectivas vanguardas artísticas.
- FAUVISMO: ?A conversa? ? Matisse
- Métodos rústicos
- cor simplificada
- ausência de tridimensão
- formas primitivas
- estrutura monocromática,
- elementos decorativos
- imagens inspiradas na arte popular
- obras com aparência de inacabadas.
- EXPRESSIONISMO: ?Prostituta ao Espelho? ? G. Roualt
- Preocupação com a decandência humana
- inspiração em Van Gogh
- formas inspiradas na arte primitiva
- contornos rudes
- apesar da deformação existe uma emoção fortemente organizada
- imagens exageradas
- imagens exageradas
- retratos sombrios e sinistros da mente humana
- cores planas e formas pesadas
- cores carregadas e simbólicas
- CUBISMO ANALITICO: ?As Moças de Avingnon? ? Pablo Picasso
- decomposição em vários ângulos
- imagens misturadas com o fundo
- cabeças selvagens de influência africana
- desconstrução desumana das formas (arte tribal)
- realidade vista em todos os ângulos ao mesmo tempo
** Expressionismo: existencialista, fala sobre a sociedade moderna e industrial (inaugurada a estética africana). Raiz: Münch. Presença do amarelo para representar doença, morte (tensão, grotesco). Caricaturas são exemplos de obras expressionistas (representação da realidade dando ênfase aos defeitos).
- 1905: 1o grupo: ?A Ponte? (fala da decadência do mundo, mas não denuncia);
- 1911/1912: 2o grupo: "Cavaleiro Azul" ? passam a criar obras diferentes, apreço pela emoção, desenhos de criança, misticismo.
continuando as obras:
- ?Veados na Floresta? ? expressionismo do grupo Cavaleiro Azul ? Franz Mark
- Visão mais poética e original
- Exalta a arte infantil e primitiva
- Obra com representações figurativas a abstratas
- Densa teia de formas e cores
- Suavidade
- Cores luminosas e não-naturalistas
- Composição em blocos que lembram o cubismo
- Visão romântica e espiritual da arte
- O grupo Cavaleiro Azul Não tinha um programa artístico
- FUTURISMO: ?A Rua Entra na Casa? ? Baccioni
- Objetivo do futurismo: libertar a arte das limitações históricas, celebrar a chegada da era moderna
- obras dotadas de movimento
- ruído visível
- formas caóticas e desordenadas
- fascínio pela velocidade e dinâmica
- exaltação da guerra e da destruição
- mundo privado em comunicação com o público
- ORFISMO: ?Homenagem a Breriot? ? Robert Delawnay
- cores vivas
- relaciona arte e música
- união dos homens com as máquinas
- mistura de abstração e imagens representativas
- poder da cor sobre a forma
- Orfismo = fundir cubismo, futurismo e fauvismo
- blocos de cor pura
- círculos multicoloridos
- ABSTRACAO INFORMAL: ?Acentos em Rosa? ? Kandinsky
- Música puramente visual
- Despreza os valores do processo e da ciência
- Efeitos psicológicos da cor
- Sobreposições de planos
- Emocional e subjetivo
- A necessidade interior revelaria a própria arte
- Experiência visual para uma contemplação prolongada
- Iniciou a moderna arte abstrata
- SUPREMATISMO: ?Quadro Negro? ? Malevith
- Arte sem ideologia
- Surge da necessidade pessoal do artista de criar
- Arte não deve imitar a natureza
- Perspectiva linear (acaba com a perspectiva renascentista)
- Diferença entre homem e animal: o homem pode desenhar uma linha reta.
- Linha reta = Busca racional da organização. "A linha reta organiza o caos da natureza."
- Forma suprema: quadrado. Forma fundadora de todas as outras. Representa a potência do homem.
- Aproxima-se ao Nirvana budista (estado de alma sem desejos). Seu quadro ?Quadrado Branco sobre Branco? representa isto: é o infinito.
ESTÉTICA DA MÁQUINA:
- 1908: Cubismo (todas as correntes racionais vêm dessa escola)
- 1910: Futurismo
- 1914: Construtivismo (Rússia)
- 1914: Suprematismo (Rússia) ? ligado ao Cubismo è Abstração Geométrica
9. CONSTRUTIVISMO - Monumento à terceira internacional - Vladimir Tátlin 1919
- Ocorre na Rússia
- Ideologia linear, simples.
- Contrução metálica.
- Estipular a ordem a partir de uma arte racional, imposta a sociedade
- Valorização da tipografia ( cartaz ) - reta, racional
- Arte didática, tecnológica e concreta.
10. NEOPLASTICISMO - Pintura em Losango em Vermelho, Amarelo e Azul. - Piet Mondrian - 1921/1925
- Ocorre na Holanda, tendo ligação direta com uma revista "De Stijl" ( o fim da natureza é o homem, e o fim do homem é o estímulo)
- O pintor passa por várias fazes até chegar na abstração ( naturalismo, fovismo, cubismo e abstração.)
- Chega ao abstracionismo através de uma série de telas com o tema 'árvore' ( retira do objeto as particularidades, até atingir a sua essência).
- Para o artista, a vida é pura atividade interior; sem o desejo pelo objeto, o homem se aproxima da sua verdade.
- Minimiza qualquer expressão da individualidade do artista.
- A harmonia e o rigor são importantes para ordenar o mundo , desta maneira, ele elimina as linhas curvas que trazem confusão.
Já posto o link para baixar as imagens.
Agradecimentos ao casal Daniel e Nina Sandoval e ao Salum por disponibilizarem seus cadernos.
Abraços, boas provas. Qualquer dúvida ou erro, só colocar no comentário.
Félix.
loading...
-
Neoclassicismo, Romantismo E Realismo
Neoclassicismo 1) Contextualização histórica: Está intimamente ligado ao declínio da influência da religião e à ascensão dos ideais do Iluminismo, que tinham base no racionalismo, enfatizavam o aperfeiçoamento pessoal e o progresso social. Expressa...
-
Curiosidades Sobre A Filosofia
Filosofia vem do grego ?????????: philos - amigo + sophia - sabedoria, « amor da sabedoria »;Didaticamente, a Filosofia divide-se em: Epistemologia, Ética, Filosofia da Arte, Lógica e Metafísica;Epistemologia ou teoria do conhecimento: trata da...
-
Artes Visuais - Modernismo Brasileiro E Pós-modernismo
Não sei se cai Pós-modernismo, mas sei que cai Modernismo Brasileiro, então aí vai (melhor sobrar do que faltar)... Arte Moderna Brasileira O modernismo artístico brasileiro se inicia com a Semana de Arte Moderna de 22, mas antes disso alguns...
-
Artes
BARROCO *surgiu na italia *ligado a igreja catolica *no periodo de contra reforma = resposta da igreja a reforma nela mesmo mesma portanto as obras tinham o tema da fe crista. * DRAMATICIDADE E EMOCAO *CLARO E ESCURO (SENSACAO DE PROFUNDIDADE) PINTORES...
-
História Da Arte Iii
ARTE GÓTICA -Fundamentação filosófica: Aristóteles -Época: século XII, Baixa Idade Média. Economia fundamentada no comércio, por isso, o campo se deslocou para a cidade. -Igreja Triunfante ARTE ROMÂNICA -Fundamentação filosófica: Platão...
Casa dos Resumos