Casa dos Resumos
Arquitetura cliente-servidor multicamadas
A arquitetura cliente servidor é um modelo computacional que se interliga através de uma rede de computadores. A estação cliente jamais se comunica diretamente com o servidor de banco de dados, mas sim com a camada intermediaria da aplicação que fica responsável por fazer a ligação com o banco de dados.
Cliente: Representa um computador que consome serviços de outro computador (servidor)
Servidor: Representa um computador que fornece serviços a outros computadores(clientes)
Esta arquitetura é muito usada em sistemas web. Onde se cria uma aplicação, disponibiliza-a em um servidor, com um conexão a um banco de dados localizado em outro servidor. Os clientes acessam o servidor da aplicação pelo browser e a usufruem normalmente do sistema.
Algumas bibliografias dividem essas camadas em:
- Apresentação: camada localizada na estação do cliente fazendo a interação com o sistema.
- Regras de negócio: responsável por interagir e tratar o banco de dados, sendo a única camada que pode fazer essa interação. Onde a aplicação fica com todas as regras do negocio e como são tratadas.
- Banco de dados: onde fica localizado o Sistema gerenciador de banco de dados, conhecido também como camada de dados.
Comunicação entre as camadas
Toda a comunicação entre as camadas é feita através dos protocolos de transporte. As duas formas de estabelecer uma ligação cliente-servidor é através dos protocolos de transporte:
- TCP: orientado a conexões, onde o cliente estabelece uma conexão com o servidor e ambos trocam mensagem de tamanho variado. A aplicação do cliente é quem termina a sessão.
- UDP: não é orientado a conexão, o cliente constrói uma mensagem e a envia num pacote UDP para o servidor, que responde sem estabelecer uma conexão permanente.
MENDES, Antonio. Arquitetura de Software: desenvolvimento orientado para arquitetura. Editora Campus. Rio de Janeiro - RJ, 2002.
Fonte 02
Fonte 03
loading...
-
Iniciando Com Php
PHP Seu acrônimo é Hypertext Preprocessor, ou seja, linguagem de script open source de uso geral. Sua maior utilização esta associado ao desenvolvimento Web, dentro de sua pagina html, você embutira o código php que será executado...
-
Uml .:processo De Desenvolvimento De Software:.
O desenvolvimento de software é uma atividade complexa, refletindo em um alto numero de projetos de software que não chegam ao fim, ou que extrapolam recursos de tempo e de dinheiro. Para poder lidar com essa dificuldade inicial se envolve-se os processos...
-
Protocolos De Comunicação De Redes Baseadas Em Tcp/ip
Uma das grandes vantagens do TCP/IP em relação a outros protocolos existentes é que ele é roteavel, criado pensando em grandes redes e de longas distancias, onde pode haver vários caminhos para o dado atingir o receptor, a comparação...
-
Identificação De Equipamentos De Rede E Suas Apliações
Para o funcionamento de um rede de computadores necessitamos alem de configurações adequadas, equipamentos do tipo: hub, switch, roteador, repetidor e etc.. Cada um tem suas particularidades e funções especificas em determinados...
-
Home/office Banking, Remote Banking E Banco Virtual
HOME/OFFICE BANKINGO home banking é, basicamente, toda e qualquer ligação entre o computador do cliente e o computador do banco, independente de modelo ou tamanho, que permita às partes se comunicarem a distância. Através do home banking, o cliente,...
Casa dos Resumos