Parnasianismo, Simbolismo e Pré-Modernismo
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Parnasianismo, Simbolismo e Pré-Modernismo


Seguinte, além deste resumo do Lacerda, ainda tem um esqueminha do Waldson e do Riemma. E, mais importante, das 3 artes. O problema é que não consegui postar todos eles até 12:50, como prometido. Mas, no mais tardar, 20 horas estão aqui.
Desculpas e abraços,
Félix.
  • Parnasianismo
Assim como toda escola literária depois do Romantismo, o Parnasianismo surgiu na França, em meados do século XIX, contemporâneo ao Realismo e ao Naturalismo. E assim como o Realismo e o Naturalismo, o Parnasianismo surgiu como reação ao lirismo romântico, criando uma poesia objetiva e impessoal (ao contrário da romântica que era subjetiva e pessoal). Os poetas parnasianos ficaram conhecidos por sua obsessão pela perfeição formal ou estética dos poemas. Tal perfeição pode ser observada em seu vocabulário (escolhido minuciosamente e com palavras rebuscadas, tanto que eram chamados de "poetas do dicionário"), na métrica dos poemas (preferência pelo soneto, que tem forma fixa - versos Alexandrinos, com 10 sílabas, ou dodecassílabos, com 12), nas rimas e no uso do enjambement (ou cavalgamento, que dá ritmo ao verso, continuando a idéia no próximo verso). O hiato é muito pouco usado, pois quebra o ritmo do verso, "enfraquecendo-o".
Sobre as rimas, podemos ter:
  1. Ricas: entre classes gramaticais diferentes.
  2. Graves ou femininas: rimas entre palavras paroxítonas no fim dos versos.
  3. Agudas ou masculinas: rimas entre palavras oxítonas no fim dos versos.
  4. Esdrúxulas: rimas entre proparoxítonas.
Tal busca pela perfeição é explicada pelo lema parnasiano de fazer a "arte pela arte", ou seja, sem engajamento nenhum, seja social, político, religioso ou pessoal. Com isso, seus temas são bem restritos, como os temas mitológicos (perfeição), metalinguísticos (falando sobre o trabalho do verso), descritivos (falando sobre a arte ou objetos de arte)... Nos metalinguísticos, os poetas geralmente comparam seu trabalho com o de um ourives, engenheiro ou arquiteto, que cuida para que seu trabalho atinja a perfeição, mesmo que isso demande muito esforço.
Os três principais poetas parnasianos, conhecidos como Trindade Parnasiana, são:
  1. Olavo Bilac: ganhou o título de "Poeta das Estrelas" (que gay), com cadeira na Academia Brasileira de Letras. Seu poema tratava do amor, de forma erótica (mas colocando a perfeição formal em primeiro lugar)
  2. Raimundo Correa: o mais "quadrado" dos três, se preocupava demais com a perfeição formal.
  3. Alberto de Oliveira

  • Simbolismo
O Simbolismo surgiu na França após o Parnasianismo, no final do século XIX, como reação ao cientificismo materialista dos realistas/naturalistas/parnasianistas. Foi a volta à temática subjetiva do Romantismo, do Barroco e inclusive da Idade Média. No lugar da poesia dedutiva do parnasianismo (ou seja, uma poesia objetiva), os simbolistas elaboraram poesias indutivas (sugestivas, subjetivas, não-lógicas, emocionais). Como forma de aumentar ainda mais essa subjetividade e essa fuga do lógico e do real, os simbolistas apoiaram suas obras na Música, considerada por eles a mais emocional, mais completa e subjetiva das artes; e para buscar musicalidade no texto, eles usavam frequentemente a aliteração e a assonância (repetição de consoantes e vogais, respectivamente).
Como queriam fugir do mundo material, o mundo espiritual era um tema constante para os simbolistas, que usavam, muitas vezes, termos ritualistas (usados em cultos religiosos). O EU também é extremamente valorizado, sendo que a função emotiva e a poética convivem na maioria dos poemas.

    Principais autores:

  1. Cruz e Sousa: poeta do branco (usava a cor para dar mais espiritualidade temática, como muitos dos simbolistas que usavam o roxo, o azul e o cinza (cores frias e bucólicas).
  2. Alphonsus de Guiumaraens: extremamente espiritualista, busca nos ritos católicos os temas para seus textos.

  • Pré-Modernismo

O pré-modernismo, diferentemente das escolas, não surgiu na França (surgiu no Brasil). Mas, Félix, se você disse que todas surgiram na França, como que o pré-modernismo é brasileiro? Ahá! Aí é que tá, o pré-modernismo não é escola literária. É apenas um período de transição do Parnasianismo/Simbolismo para o Modernismo, juntando aspectos antigos com aspectos novos (isso é Sincretismo). Nesses 20 anos, os escritores brasileiros voltaram-se para temas regionais, fazendo textos de crítica social e/ou política. Como cada autor tem sua especificidade, vejamos os mais relevantes:

  1. Euclides da Cunha: o cara era um cabeçudo (era jornalista e escritor, formado em engenharia, medicina, foi do exército e outras coisas). Considerado o primeiro pensador brasileiro, ele juntava literatura e ciência, atuando no local dos acontecimentos e escrevendo em forma de arquivos (jornalista - linguagem referencial). É considerado o introdutor do pré-modernismo; teve uma vida conturbada (traição, assassinato, várias profissões) e isso influencia no seu modo de ver o mundo. Sua principal obra, "Os Sertões" (1902), fala da batalha de Canudos e pode ser dividida em 3 partes: 1 - "A terra" (análise geográfica do cenário - Canudos, Bahia); 2 - "O homem" (análise do homem - jagunços e Antônio Conselheiro - e do meio; determinismo: o homem é fruto do meio); 3 - "A luta" (descrição jornalística das lutas entre o exército republicano e os resistentes liderados por A. Conselheiro. Suas obras, em geral, criticam a República, o protestantismo e o casamento (civil).
  2. Graça Aranha: sua obra "Canaã" (1902) fala da imigração alemã no Brasil. O cenário é o estado do Espírito Santo; os personagens são os imigrantes Milkau (que acredita na força regeneradora do amor - viadinho, é humanista e muito espiritualista - resumindo, é a favor da aceitação das diferenças entre as pessoas) e Lentz (racista, acredita no materialismo - é a favor da idéia de que existem diferenças entre as raças). O romance é uma crítica social (ideológico).
  3. Lima Barreto: mulato, teve uma vida muito difícil e escreveu obras como "Recordações do escrivão Isaías Caminha", uma espécie de autobiografia na 1ª pessoa falando das dificuldades de um negro para conseguir um trabalho com dignidade (critica o fato de que os contatos valem mais que o talento). Outras obras são "Numa e ninfa" (crítica política), "Clara dos Anjos" (crítica social) e o livro mais famoso, "Triste fim de Policarmo Quaresma", no qual denuncia o preconceito racial 9a obra se passa nas favelas cariocas). Sua linguagem é panfletária e jornalística (simples compreensão). Ele é considerado um dos escritores mais completos: romancista, cronista, contista.
  4. Monteiro Lobato: se utilizou de humor (muitas vezes trágico - "humor negro") e ironia para denunciar o atraso mental do país nas figuras do caipira/caboclo. Suas obras, como "Urupês", "Negrinha", "Cidades Mortas" e "Jeca-tatu" se passam, predominantemente, no interior paulista. Teve grande importância na Semana de 1922.
Não cai Augusto dos Anjos, então Literatura é só isso.

Abraços,
Félix




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