HUMANISMO (ver +)Poesia Palaciana (mais elaborada do que as cantigas).
Gil Vicente (teatro moralizante).
Fernão Lopes (crônicas que retratavam a sociedade da época).
CLASSICISMO (ver +)Renascimento. Antropocentrismo (valorização do homem), Racionalismo (valorização da razão), valorização das artes clássicas (volta à antiga cultura grega e romana), paganismo (elementos mitológicos da cultura antiga, como os deuses gregos).
Os Lusíadas (Camões): poema épico, valorização do homem (que é capaz de desbravar o mar e ir além), universalismo (conquista do mundo), paganismo (deuses e figuras mitológicas influenciam na aventura). Os portugueses são vistos como heróis (por causa da Expansão Marítima).
QUINHENTISMO (ver +)Grandes Navegações.
Descobrimento do Brasil. Literatura de Informação (
A Carta de Caminha) e
Literatura de Catequese (padre José de Anchieta).
BARROCO (ver +)Oposições , conflitos, dualidades (fé x razão, corpo x alma, pecado x virtude, vida x morte).
Cultismo (linguagem complexa, jogo de palavras, inversões, excesso de metáforas e de figuras de linguagem e vocabulário complicado) e
Conceptismo (jogo de ideias, raciocínio lógico).
Autores: Gregório de Matos (Boca do Inferno) e padre Antônio Vieira.
ARCADISMO (ver +)Equilíbrio e simplicidade. Predomínio da
razão sobre a emoção
"
Fugere urbem" (a cidade é um ambiente ruim), preferência pela natureza (ambiente bucólico e pastoril), "
carpe diem" (aproveitar o tempo).
ROMANTISMO (ver +)Indianismo: independência do Brasil, identidade nacional, patriotismo, nacionalismo. O índio e a natureza são símbolos nacionais. Ultrarromantismo: pessimismo profundo, depressão, saudosismo, individualismo, frustrações. Geração "Mal do Século".Condoreirismo: questão social. Castro Alves ("Poeta dos Escravos")REALISMO (ver +)Mundo visto de maneira
realista, tal como ele realmente é.
Crítica ao
comportamento social da época (burguesia, clero, adultério)
Análise psicológica dos personagens
Machado de Assis (destaque).
NATURALISMO (ver +)O homem é um
objeto de estudo.
Observação, experiência e descrição dos fatos.
Linguagem científica.
Raul Pompeia (autor de O Ateneu) e Aluísio de Azevedo (autor de O Cortiço e de O Mulato).
PARNASIANISMO (ver +)Vocabulário rebuscado, busca pela
perfeição poética.
"
Arte pela arte".
Linguagem
objetiva e
descritiva.
Olavo Bilac.
SIMBOLISMO (ver +)Subjetivismo, mergulho no "eu", subconsciência,
misticismo (cosmos e espiritualidade), explicação da realidade
por meio de símbolos (metáforas, imagens).
PRÉ-MODERNISMO (ver +) Transição entre o estilo literário conservador (século XIX) e o estilo literário moderno (século XX).
Oscilação entre esses dois estilos.
MODERNISMO (ver +)Início com a Semana de Arte Moderna.
1ª Geração (1922 - 1930): linguagem coloquial e livre (poesia sem rimas nem métrica, totalmente livre e despreocupada com a gramática), com temas inspirados no cotidiano das pessoas.
Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira.
2ª Geração (1930 - 1945): prosa regionalista. A linguagem usada nos livros possui as características de suas regiões.
Graciliano Ramos (autor de Vidas Secas), Jorge Amado (autor de Capitães de Areia), Rachel de Queiroz (autora de O Quinze) e José Lins do Rego (autor de Fogo Morto). Poetas: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.
3º Geração (1945 - 1960): Os romances urbanos, regionalistas e intimistas. Clarice Lispector (autora de Laços de Família), Guimarães Rosa (autor de Grande Sertão Veredas), João Cabral de Melo Neto (autor de Morte e Vida Severina), Nelson Rodrigues (no teatro).